segunda-feira, 10 de março de 2014

PROJETO AULA BACANINHA II - QUEBRA CABEÇA

Projeto realizado na  Escola paraíba- Ciep


PROFESSORA: Lia Figas/6°anos- profliafigas.blogspot.com.br
PROJETO: AULA BACANINHA
1.      NOME: quebra cabeça

2.      CONTEÚDOS:
·         As 4 operações com números naturais
·         Noção de dobro, triplo, quádruplo, etc...
·         Noção de metade, terça parte, quarta parte, etc...

3.      OBJETIVO
·         Revisar o conteúdo do 5° ano
·         Desenvolver o raciocínio lógico
·         Fixar a tabuada

4.      DESENVOLVIMENTO:
Para realizar uma aula diferente de giz, quadro negro, caderno e lápis, Hoje construímos juntos um quebra cabeça, cada aluno ganhou uma folha de ofício, no quadro negro desenhei uma tabela com contas e com respostas todas embaralhadas, os alunos usaram régua para fazer a tabela, depois copiaram do quadro as contas e as respostas, depois desta etapa foi a vez de calcular, assim depois de resolver procurar na tabela a resposta e pintar a pergunta e a resposta da mesma cor, assim sucessivamente, depois de tudo pronto recortar os quadrados e colar no caderno os pares.
Abaixo segue um exemplo:



4530 subtraído de
1982 é?
O dobro de 1137 é?
41

4600
404

14268000
2274
533 subtraído de
129 é?
400: 5=
A terça parte de 966 é ?
907
A quarta parte de 5136 é?
80
O quíntuplo de
920 é?
8930subtraído de
598 é?
375
868 somado com 30 é?
10250 x 1392 =
1062
2205

5481300
A metade de 922 é?
2548
O triplo de 125 é ?
1284
4530x1210=
123:3 =
322

8332
O dobro de 531 é?
461

675 somado  com 1530 é ?

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2 comentários:

  1. Profe Lia!
    Amei seu trabalho, conversei contigo na Mostra do CPERS em 2017. Eu tinha uma irmã professora de matemática, que me inspirava e tinha um outro olhar para essa área que causa espanto para muitos... era minha referência. Busquei o teu nome e encontrei esse Blog maravilhoso!!!

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  2. Realizei o quebra-cabeças e vi um erro... foi proposital?
    868 somado com 30 não é 907...

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